Você decidiu montar seu e-commerce B2B porque o seu concorrente tem um? Cuidado!

Grande parte dos clientes que me procuram para “subir” seu E-commerce B2B já vem com a ideia com discurso pronto: “O Fulano, montou o e-commerce dele, quero um igual!”. Isso pode ser um tiro no pé.

Primeiramente temos que analisar o porque de ter um e-commerce? Se for só para fazer o que o concorrente está fazendo, você já está um passo atrás.

Nesse momento o planejamento é essencial, temos que voltar nos fundamentos básicos de marketing, como Matriz de SWOT e 5 Forças Competitivas de Porter.

No caso da Matriz de SWOT comece a pensar nos seguintes pontos: Fatores Internos (eu tenho controle), o que é uma força para mim e no que eu sou fraco; Fatores Externos (não tenho controle, mercado, concorrentes, etc), quais oportunidades existem para minha empresa no mercado, e quais ameaças existem no mercado que você atua.

Leve em consideração também o estudo das 5 forças Competitivas de Porter, onde é examinado a rivalidade entre os concorrentes, o poder de barganha dos compradores, ameaça de produtos substitutivos, pode der barganha de fornecedores e a barreira de entrada de novos concorrentes.

Essas duas análises sempre devem ser feitas durante a vida da sua Empresa, pois isso é dinâmico, e em um projeto de e-commerce b2b precisa ser levado em consideração na arquitetura do trabalho, pois com isso podemos conduzir na direção que realmente se torne um diferencial para os seus clientes.

Ao analisar o que o seu e-commerce pode agregar no seu modelo comercial, e muitas vezes ele não serve só para vender (veja mais aqui), aí sim você caminha em uma direção que faz sentido para sua empresa e não somente imitar um concorrente que está seguindo a estratégia que a gente nem sabe se é a melhor para ele, quanto mais para você.

Procure investir mais tempo em analisar o que realmente você precisa do que sair comprando a plataforma de e-commerce mais cara do mercado e depois você não sabe o que fazer  com ela.

Junior França | Formado em Adm Empresas | MBA Marketing FGV | Pós Graduando MBA Gestão de Empresas FGV | Fundador B2Commerce Consultoria E-commerce B2B

 

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