E-Commerce b2b, a mais nova tendência no comércio eletrônico, pode ser uma boa parte do planejamento estratégico para qualquer industria ou distribuidor.

Vejo que uma parte das empresas que são meus clientes, antes de se tornarem meus clientes, tinha uma visão distorcida sobre o papel que o e-commerce b2b teria em sua empresa.

No nosso dia-dia o contato que temos com o comércio eletrônico comum de grandes players de consumo, mas para industria e distribuidores que é o E-commerce B2B a plataforma on-line pode ser usada com outras finalidades.

A forma que um comprador de uma empresa procura um produto está cada vez mais concentrada no Google, e a forma mais eficiente de seu produtos aparecerem é uma plataforma de e-commerce B2B.

Afinal, o que minha empresa ganha se for para o comercio eletrônico?

  1. Alcance de regiões não atendida por vendedores: Vendedores são muito bons para conversões de vendas para industria e distribuidores mas, está cada vez mais caro manter bons vendedores. Custos como locomoção, hospedagem, alimentação, encargos inviabiliza atender regiões que não são o foco atual.
  2. Novas formas de pagamentos: Dependendo do seu seguimento e ticket médio, seria muito interessante você considerar o recebimento com cartão de crédito em sua operação. Com ele pode-se vender para clientes que estão com o “nome sujo” e esses clientes vendem também e são colocados à margem do crédito fornecido pela maioria das empresas, o cartão de crédito pode ser uma forma interessante de pulverização de receitas e inadimplência zero.
  3. Trabalhar com diversas tabelas de preços: pode ou não ser exibido com a “tabela cheia”, e depois do cadastramento do cliente você pode direcionar para o grupo que ele se encaixa, e com isso você consegue trabalhar de forma on-line diversas camadas de preços.

Irei publicar mais artigos com outras vantagens que o e-commerce B2B pode trazer para sua industria ou distribuidora, esse assunto ainda um tabu entre as empresas que implantam e quem quer implantar, mas é uma tendencia e não tem volta.

Junior França | Formado em Adm Empresas | MBA Marketing FGV | Pós Graduando MBA Gestão de Empresas FGV | Fundador B2Commerce Consultoria E-commerce B2B

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